quinta-feira, 14 de maio de 2009

Objetivos do Abrigo Mariana Magalhães

. Atender a idosa de preferência que não tem família ou tem dificuldade com a relação familiar.Dar dignidade, procurando não mudar a sua identidade que é como um registro de vida, procurando respeitar a sua cultura, religião e sua forma de encarar o dia a dia, não os confrontando nem mudando o seu valor pessoal.

. Motivo:

O principal motivo da criação deste Abrigo foi a necessidade de acolher as Irmãs Franciscanas Seculares que não tinham onde morar. Assim sendo, a Franciscana Mariana Cerqueira Magalhães, na sua casa no Bairro do Canela em 1940 começou a receber estas senhoras dando-lhe um lugar para viver com dignidade. O Governo Federal desapropriou esta residência onde hoje é a Escola de Belas Artes e os responsáveis pela Fraternidade na época, procuraram um terreno para comprar e erguer um novo Abrigo. Este foi inaugurado em 1960, na Ladeira dos Barris nº 4ª, onde vivem hoje, 68 idosas, pois a casa só recebe mulheres.O abrigo tem o compromisso de ser um local agradável todos os dias sem marcar hora! As pessoas que nele vivem têm um bom relacionamento e se sentem felizes.


. Dificuldades:

A Instituição não recebe ajuda de nenhum órgão governamental e vive do que as moradoras colaboram, retirando de suas aposentadorias um percentual, o que é insuficiente para manter a Casa. Algumas doações chegam através da Conta Bancária e no próprio Abrigo, entretanto a dificuldade é grande para manter a Folha de Pessoal, alimentação, pagar as contas de Luz, Água, Telefone e manter o prédio habitável.Necessidades:Remédios, fraldas geriátricas M e G, absorvente hospitalar, leite, luvas de procedimento, material de limpeza, hidratante, pomadas, pois temos uma enfermaria com 16 leitos.

Ajude-nos a oferecer uma maior qualidade de vida as nossas idosas!