sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Bem-Vindo ao Blogger Mariana Magalhães


O "Abrigo Mariana Magalhães" pertence a Fraternidade da Ordem Franciscana Secular N. Sra. da Piedade e foi criado em 1940 pela Sra. Mariana Magalhães, na casa no Canela, onde hoje é a Escola de Belas Artes, para acolher as irmãs franciscanas que estavam velhinhas ou que não podiam viver com os parentes.
Quando o governo federal desapropriou a casa para que se fizesse o Campus Universitário foi dada uma verba e o Conselho daquela época comprou este terreno nos fundos da Igreja da Piedade - Barris- Salvador e construiu o Abrigo, que data de 1960.
Tem Registro de Utilidade Pública Federal - Diário Oficial 18-09-2003 nº 08015007104/2003-49.
Utilidade Pública Estadual - Diário Oficial 03/06/2004 nº 9080 -Sed:1422 AP - CNPJ:15.191.968/0001-10.
A Presidente e Coordenadora do Abrigo é a Sra. Risoleta Pereira de Jesus e a Ministra da Fraternidade que é responsável civil e socialmente pelo Abrigo e Fraternidade, é Lygia Margarida de Argollo Bastos.
Não recebemos nenhuma verba do governo. São 69 moradoras. Algumas vivem na enfermaria onde temos plantão de Auxiliar de Enfermagem durante 24 horas.

Lá vive uma senhora de 101 anos. D. Januária. As demais ocupam seu quarto individual, uns com banheiro e outros com banheiro fora, no corredor. São cinco andares com duas alas. Servimos 280 refeições por dia entre o café da manhã, almoço e ceia, além dos pobres que alimentamos no café e à noite.
As moradoras retiram uma parte do salário para que possamos manter a casa.
Servimos 280 refeições por dia entre o café da manhã, almoço e ceia, além dos pobres que alimentamos no café e à noite.
As moradoras retiram uma parte do salário para que possamos manter a casa.
Além do Refeitório, Portaria, Capela, Sala da Coordenação, Secretaria, Enfermaria, Salão de Reuniões temos uma Sala de Fisioterapia onde as alunas da Universidade Católica dão uma grande colaboração cuidando das nossas vovós. Outras faculdades fazem campanha de alimento ou fazem festinhas para elas. Recebemos doações de Notas Fiscais, leite, fraldas geriátricas (o gasto é enorme), alimentos não perecíveis


Localização
:
O Abrigo Mariana Magalhães está localizado na Ladeira dos Barris, 4 A - Centro de Salvador.
CEP: 40070-310
Fones: 55-71-33294161
FAX: 33291904

E-mail: ofspiedade@bol.com.br



2 comentários:

Unknown disse...

Saudações

Olá irmãs da ordem, estive ai no domino passado, não conheci esta projeto e fiquei muito feliz com essa iniciativa. Fiquei muito impressionado com a forma que todos "trabalham". Que Deus esteja abençoando todas.
Surgindo oportunidades visitarei sempre este projeto e colocarei em pratica meus conhecimentos de enfermagem voluntariamente.

Paz e Bem!

Att,
Rafael Costa da Silva
EENF-FTC
rafacosta_007@hotmail.com

Unknown disse...

isto e pago tentei colocar minha tia com os dois salários dela e nada